SITE DO “TROFÉU PROMESSAS” PUBLICA MATÉRIA SOBRE O INESQUECÍVEL
A reportagem mostra a história da música "Extra", hit que marcou a revolução da música gospelHoje é o último dia da votação popular da segunda fase do “Troféu Promessas”. O público tem até a meia noite para votar no seu artista favorito. A banda Inesquecível é uma das finalistas e concorre na categoria “Melhor Grupo”.
Para prestigiar o grupo, que é liderado por Apóstolo Estevam Hernandes, o site oficial da premiação fez uma matéria especial. Veja o texto na integra:
Banda Inesquecível – Extra Extra… O sucesso continua
Finalista do Troféu Promessas, banda paulista eterniza canções que marcaram a música evangélica nacional e influenciaram gerações nas décadas de 80 e 90
É fato. Há canções que são eternizadas. Passam-se os anos e elas continuam tocando e influenciando gerações. Um dos fatores que contribuem para essa longevidade musical é a soma de letra, música e arranjo marcada, especialmente, pela unção. Fazendo com que mesmo após décadas do seu lançamento, as canções continuem tocando e alcançando vidas através dos tempos.
É o caso, por exemplo, da música “Extra Extra”, um grande sucesso de 1988, cantada pela Banda Katsbarnea, uma das precursoras do rock gospel nacional. “Extra” faz parte do cancioneiro evangélico no Brasil e foi uma das principais protagonistas do cenário musical gospel no final da década de 80 e início de 90.
Parte da letra da canção diz: “Extra Extra / O mundo acabará amanhã de manhã / Que notícia é essa, pequeno jornaleiro? / O mundo acabará amanhã de manhã / Ei, Johnny, como você se sente? / O que faria nas últimas horas? / Foram avisar assim tão de repente! / Você não estava preparado / Passou a vida ajuntando riquezas / Alguém já lhe disse? / Ninguém pode comer 20 pratos por dia / Ninguém pode dormir em 20 camas numa noite / Tanta gente passando fome! / A justiça pede sua cabeça… Extra…”
Como se pode perceber é uma letra atual, que fala do fim do mundo, assunto tão vigente nos dias de hoje. O personagem “Johnny” foi descrito pelo autor como uma pessoa que se preocupa em ajuntar riquezas, mas que se esquece do principal: a salvação em Cristo. E para os dias de hoje, ela faz com que o público reflita sobre o que as pessoas fariam nos últimos momentos de existência na Terra antes da volta de Jesus. Ou seja, a canção continua com o mesmo impacto sem perder a sua essência e mensagem.
“Extra” faz parte do álbum de estreia da Banda Katsbarnea, intitulado “O som que te faz girar”, lançado em 1988 em uma fita cassete demo. O álbum recebeu uma versão série ouro por mais de cem mil cópias vendidas. Um grande feito naquela época.
Mas quem foi o autor dessa canção que mesmo após mais de 20 anos do seu lançamento continua tocando a vida das pessoas? Estevam Hernandes é o seu nome, apóstolo e fundador da Igreja Renascer em Cristo. Hernandes foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Katsbarnea, pois escreveu a maior parte das letras da banda que existe até hoje. O grupo passou por várias mudanças. Da formação original, permanece apenas o cantor Paulinho Makuko. Após mais de cinco anos sem gravar a banda lançou este ano mais um CD, cuja canção título do álbum é “Nasceu um novo dia”, disponível na Internet.
Com um projeto autêntico e de excelente qualidade, Estevam fundou em 2011 a Banda Inesquecível, cujo próprio nome já traduz a proposta do grupo: regravar músicas que marcaram gerações desde a década de 80, músicas essas que jamais foram esquecidas pelo público.
Na década de 80, essas canções trouxeram um novo conceito ao Brasil, quebrando paradigmas e preconceitos: “Essas canções fazem parte da nossa história. Elas possuem assuntos atemporais, atingindo um público de diversas faixas etárias. Eu me alegro ao ver, por exemplo, uma criança ou um adolescente cantando as músicas. Mas, de repente, eu vejo pessoas que, assim como eu, estão na faixa dos cinquenta anos de idade, cantando com a mesma intensidade. Isso é algo incrível! O segredo? Nós temos, além de uma história, o ingrediente principal que é o Espírito Santo. Ele nos leva muito mais além”, ressalta o fundador da banda.
A gravação do “Inesquecível” foi realizada no dia 7 de setembro de 2011 e reuniu milhares de pessoas de todas as gerações no Renascer Hall e contou com a participação especial de Brother Simion (ex-vocalista da banda Katsbarnea), Thalles Roberto, Bispa Sonia (esposa do Apóstolo Estevan) e Renascer Praise (grupo de louvor da Renascer em Cristo com mais de 15 álbuns gravados).
O lançamento oficial do projeto, gravado em CD e DVD, que contou também com Brother Simion, pastor Kleber Lucas, Renascer Praise e a dupla inusitada do hit “Para Nossa Alegria”, foi realizada em abril de 2012, na Via Funchal, casa conceituada de eventos localizada no bairro Vila Olímpia, em São Paulo.
A proposta foi tão bem aceita pelo público, que o CD da Banda Inesquecível, lançado pela gravadora Canzion Brasil, recebeu recentemente o Disco de Ouro por mais de 40 mil cópias vendidas. Isso com apenas dois meses de lançamento. O álbum também chegou a ficar na primeira posição dos mais vendidos da loja do iTunes (um aplicativo gratuito para Mac e PC que permite organizar o conteúdo digital de música e vídeo no computador).
Além do Apóstolo Estevam, a banda é composta pelos músicos: Déio Tambasco (guitarrista que também assina a produção musical), Rafinha (baterista), Dani Bahia (baixista), Lucas (violão) e Clovis Pinho (backing vocal).
O álbum possui 13 faixas com letras compostas pelo Apóstolo Estevam e que foram sucesso na voz de Brother Simion e Paulinho Makuko, no Katsbarnea. São elas: “Sepulcro Caiado / Parede Branqueada”, “Cristo ou Barrabás”, “Asas”, “Grito de Alerta”, “Terra”, “Apocalipse”, “Viagem de Oração”, “Gênesis”, “Amigo Maior”, “Ondas Agitadas”, “Revolução”, “Extra Extra” e “Invasão”. O melhor do rock gospel nas décadas de 80 e 90.
Vale ressaltar que a iniciativa do líder da Igreja Renascer em escrever letras evangelísticas, inteligentes e politizadas, agregando ritmos até então “abomináveis” pelos religiosos da época, encorajou o surgimento de bandas e grupos de louvor, tirando da igreja aquele clima “careta”, preconceituoso e ultrapassado, gerando um ambiente atrativo e saudável para os jovens, levando-os para perto de Deus, sem descaracterizá-los. A este respeito, o apóstolo diz: “Os anos se passaram, mas as músicas não perderam o sentido. Abordamos questões sociais, sustentabilidade, vida espiritual, questões e conflitos que envolvem os jovens como: depressão, preconceito e crise de identidade.”
Para coroar ainda mais o sucesso do grupo, a Banda Inesquecível é finalista do Troféu Promessas na categoria “Melhor Grupo” – a maior premiação da música evangélica nacional realizada pela GEO com o apoio da Rede Globo: “Foi extremamente emocionante saber da indicação, porque sabemos a importância desta premiação e claro que a manifestação popular sempre nos traz alegria, satisfação e uma grande realização. A manifestação do público motivada por uma grande votação e extensão nacional traz a todos os grupos uma grande força e consequentemente a valorização da música gospel”, enfatiza Estevam.
Sobre os próximos projetos a banda já fala em lançar o “Inesquecível 2” com algumas regravações, mas desta vez incluindo músicas inéditas com o objetivo de fortalecer ainda mais o rock gospel nacional: “Muito obrigada a todos vocês que estão votando independente da banda ou de artistas, mas vocês que fazem parte dessa grande multidão e participam intensamente. Que Deus possa abençoar ricamente a todos vocês através daquilo que é um som especial que vem do céu, que está no coração de Deus. Que vocês sejam abençoados ricamente”, finaliza Estevam.
Raquel Tenuta – Redação iGospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário